Aproveite até 15% de desconto extra (Confira no Checkout)
TJ/SC: cooperativas retomam cobranças de energia elétrica
Você também pode se interessar:

TJ/SC: cooperativas retomam cobranças de energia elétrica

13 mai 2020
conteudolegal
conteudolegal
2 min
TJ/SC: cooperativas retomam cobranças de energia elétrica

O desembargador Jaime Ramos, do Órgão Especial do TJ/SC, deferiu liminar que autoriza a retomada de cobrança de energia elétrica pelas cooperativas em Santa Catarina dos meses de março e abril.

A Federação das Cooperativas de Energia do Estado de Santa Catarina (FECOERUSC) impetrou mandado de segurança coletivo contra ato do Governador de Santa Catarina que sancionou a Lei Estadual 17.933/20.

Ocorre que a impetrante sustenta que a Lei Estadual 17.933/20 é inconstitucional e o Estado de Santa Catarina não tem competência para realizar determinado ato. Isso ocorre porque a lei sancionada dispõe que há a vedação do corte dos serviços de energia elétrica, água, esgoto e gás até dia 31 de dezembro de 2020. Tal vedação posterga os débitos tarifários de todos os consumidores dos meses de março e abril de 2020.

A impetrante  informa que as cooperativas de eletrificação são permissionárias federais do serviço público de distribuição de energia elétrica e, portanto, tal vedação prevista ne lei estadual pode prejudicar a continuidade do serviço público de distribuição de energia elétrica pelas cooperativas.

Sustenta também que a ANEEL editou a Resolução nº 878, de 24/03/2020 que proibe a suspensão dos serviços de energia elétrica para usuários de equipamentos de autonomia limitada e aos usuários de baixa renda e rural.

Por fim, a impetrante defendeu que o Estado de Santa Catarina não detém competência para legislar sobre serviços de energia elétrica e que determinado ato contraria a Resolução da ANEEL e a própria competência da União para legislar sobre o tema.

O desembargador Jaime Ramos entendeu que pertence à ANEEL realizar modificações referente às tarifas, ademais, compreendeu também que compete privativamente à União legislar sobre energia elétrica.

Portanto, o desembargador concedeu a liminar ficando entendido que não cabe ao Estado de Santa Catarina legislar sobre determinado assunto.

Gostou deste conteúdo?

Então, siga nossos perfis no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter!

Tem alguma dúvida? A gente responde

Ir para FAQ

1. EBRADI é online?

A Escola Brasileira de Direito é 100% online. Todos os seus cursos são oferecidos na modalidade a distância. Para alunos de pós-graduação, inclusive, a avaliação é feita por meio de ferramenta online com reconhecimento facial para garantir a segurança e autenticidade.

2 Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início imediato, após confirmação de pagamento. Exceto para cursos em pré-lançamento – neste caso consulte a data informada no site.

3. Qual a validade do diploma digital?

A assinatura digital é um conjunto de dados criptográficos incorporados a um documento. Por essa razão, precisa de estar no ambiente digital, uma vez que há necessidade de softwares e sistemas específicos ler e compreender estes dados criptografados. O papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica. O MEC, preocupado com toda essa questão, elucidou esse problema ao permitir que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, o que denominamos Representação Visual Diploma Digital – RVDD. Esta RVDD, terá as mesmas características do diploma físico que você conhece e que sua instituição adota. A diferença é que esta representação visual terá dois mecanismos para fazer essa ligação do mundo real para o virtup al. A RVDD apesar de não ser o diploma, ela é a interface para remeter, com auxílio do QR Code por exemplo, para onde estará o seu Diploma Digital dentro desse universo eletrônico, de forma rápida, prática e segura. Somente de posse do seu QR Code ou do código de validação do seu diploma será possível ter acesso ao seu XML do Diploma Digital.

Entre em contato

Cadastrado com sucesso!
Tente novamente mais tarde.