Aproveite até 15% de desconto extra (Confira no Checkout)
Direito Digital
Você também pode se interessar:

Direito Digital

25 fev 2025
EBRADI
EBRADI
2 min
Direito Digital

A era da informação já está presente em nosso dia a dia, recursos como a inteligência artificial, certificação digital e internet das coisas são apenas alguns exemplos de como a tecnologia vem modificando a rotina de pessoas e empresas.

Os recursos eletrônicos criam praticidades e proporcionam verdadeiras revoluções, mas também apresentam empecilhos, afinal de contas, eles não deixam de ser uma ferramenta que apresentam múltiplas finalidades.

O direito digital é considerado como uma área “tendência” e surgiu para regularizar as relações dentro do ambiente digital.

Nos últimos tempos, a prática de cibercrimes, vazamento de dados, violação de direitos autorais e até fraudes praticadas por e-commerces se tornaram mais frequentes, o que exigiu novas normatizações com o objetivo de reprimir práticas consideradas danosas e que prejudiquem a harmonia social.

Com o avanço da tecnologia, pessoas e empresas aproveitam cada vez mais o ambiente online para relacionar – se e, diante disso, surgiu a necessidade de se elaborar normas e regras que regulamentem as relações, evitando assim, práticas nocivas.

No nosso ordenamento jurídico ainda existem poucas normas que abordam exclusivamente sobre a normatização do direito digital como o Marco Civil da Internet, a Lei Carolina Dieckmann e a Lei Geral de Proteção de Dados.

O Marco Civil da Internet foi a primeira lei a estabelecer a responsabilidade civil de provedores e usuários da internet com o intuito de trazer mais segurança para o desenvolvimento de negócios digitais.

A Lei Carolina Dieckmann tipificou a prática de invadir dispositivos eletrônicos portáteis com fins de obter, corromper ou destruir dados de terceiros.

Já a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13709/2018) controla atividades relacionadas ao tratamento de dados pessoais o que acabou afetando praticamente todas as empresas no Brasil.

Diante da ausência de normas específicas, diversas demandas que envolvem o direito digital também dependem de outras legislações relacionadas às outras áreas do direito, porque é um ramo que possui pouca autonomia, e vem ganhando muita importância entre advogados, juízes, promotores e operadores do direito em geral.

Tem alguma dúvida? A gente responde

Ir para FAQ

1. EBRADI é online?

A Escola Brasileira de Direito é 100% online. Todos os seus cursos são oferecidos na modalidade a distância. Para alunos de pós-graduação, inclusive, a avaliação é feita por meio de ferramenta online com reconhecimento facial para garantir a segurança e autenticidade.

2 Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início imediato, após confirmação de pagamento. Exceto para cursos em pré-lançamento – neste caso consulte a data informada no site.

3. Qual a validade do diploma digital?

A assinatura digital é um conjunto de dados criptográficos incorporados a um documento. Por essa razão, precisa de estar no ambiente digital, uma vez que há necessidade de softwares e sistemas específicos ler e compreender estes dados criptografados. O papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica. O MEC, preocupado com toda essa questão, elucidou esse problema ao permitir que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, o que denominamos Representação Visual Diploma Digital – RVDD. Esta RVDD, terá as mesmas características do diploma físico que você conhece e que sua instituição adota. A diferença é que esta representação visual terá dois mecanismos para fazer essa ligação do mundo real para o virtup al. A RVDD apesar de não ser o diploma, ela é a interface para remeter, com auxílio do QR Code por exemplo, para onde estará o seu Diploma Digital dentro desse universo eletrônico, de forma rápida, prática e segura. Somente de posse do seu QR Code ou do código de validação do seu diploma será possível ter acesso ao seu XML do Diploma Digital.

Entre em contato

Cadastrado com sucesso!
Tente novamente mais tarde.