Aproveite até 15% de desconto extra (Confira no Checkout)
Sistema Processual Penal Brasileiro
Você também pode se interessar:

Sistema Processual Penal Brasileiro

15 abr 2025
EBRADI
EBRADI
2 min
Sistema Processual Penal Brasileiro
Gavel under scale of justice. Flag of Brazil in the background.

Entender o sistema processual penal brasileiro é sem dúvidas uma questão de enorme importância. Atualmente, o Brasil adota um sistema complexo de processo penal, sendo por vezes considerado contraditório e ambíguo.

Antes de chegar à conclusão sobre o sistema de processo penal adotado no Brasil, há de se entender sobre os dois sistemas mais adotados ao redor do mundo: o inquisitório e o acusatório. Historicamente, o sistema acusatório esteve vigente até o século XII, perdendo seu posto gradativamente para o sistema inquisitório, do século XII ao XIV. Hoje em dia, ambos os sistemas são adotados pelos países.

Explicando os sistemas, o sistema acusatório consiste basicamente em uma divisão clara entre as funções da acusação, julgamento e defesa. Por isso, não há iniciativa do juiz em produzir provas; ou de participar da investigação de forma ativa. Há, ainda, um processo oral e público, sendo que a restrição da liberdade do réu é medida de exceção.

Em contraposição, no sistema inquisitivo o julgador acusa e julga, de sorte que detém poderes extravagantes, de tal forma que, em regra, sequer poderia ser substituído. Nesse âmbito, o contraditório da defesa até existe, mas é ineficiente, além de que a regra é a restrição de liberdade do réu. Afora isso, o processo é escrito e sigiloso, de forma que, se houver abusos, poucos saberão.

Em sendo assim, pode-se notar que ambos os sistemas possuem finalidades diferentes: no inquisitivo, a finalidade é punir, tendo pouco valor o princípio da presunção de inocência do réu, por exemplo; já no acusatório, a liberdade é a regra, até que se prove efetivamente a culpa do réu, através de um processo justo. Nesse sentido, dito o básico e necessário sobre ambos os sistemas processuais penais, é necessário discutir sobre qual deles o Brasil adotou. Não há dúvidas que, pela leitura da Constituição da República, o Brasil preferiu o sistema acusatório em detrimento do inquisitório, pois garante diversos direitos individuais ao réu.

Porém, ainda há alguns resquícios do sistema inquisitório na legislação processual penal brasileira. Um claro exemplo disso é o artigo 385, do CPP, que dá ao juiz a faculdade de punir, ainda que a acusação tenha se mostrado contra tal medida. Portanto, através do exposto é possível enaltecer que o processo penal brasileiro adota características do sistema acusatório e do inquisitório, sendo chamado por alguns de “sistema misto” de processo penal.

Artigo escrito por José Gabriel Gonçalves Carreira – Aluno EBRADI do curso Pós-graduação Online Plus em Direito Penal e Processo Penal Aplicados

Tem alguma dúvida? A gente responde

Ir para FAQ

1. EBRADI é online?

A Escola Brasileira de Direito é 100% online. Todos os seus cursos são oferecidos na modalidade a distância. Para alunos de pós-graduação, inclusive, a avaliação é feita por meio de ferramenta online com reconhecimento facial para garantir a segurança e autenticidade.

2 Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início imediato, após confirmação de pagamento. Exceto para cursos em pré-lançamento – neste caso consulte a data informada no site.

3. Qual a validade do diploma digital?

A assinatura digital é um conjunto de dados criptográficos incorporados a um documento. Por essa razão, precisa de estar no ambiente digital, uma vez que há necessidade de softwares e sistemas específicos ler e compreender estes dados criptografados. O papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica. O MEC, preocupado com toda essa questão, elucidou esse problema ao permitir que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, o que denominamos Representação Visual Diploma Digital – RVDD. Esta RVDD, terá as mesmas características do diploma físico que você conhece e que sua instituição adota. A diferença é que esta representação visual terá dois mecanismos para fazer essa ligação do mundo real para o virtup al. A RVDD apesar de não ser o diploma, ela é a interface para remeter, com auxílio do QR Code por exemplo, para onde estará o seu Diploma Digital dentro desse universo eletrônico, de forma rápida, prática e segura. Somente de posse do seu QR Code ou do código de validação do seu diploma será possível ter acesso ao seu XML do Diploma Digital.

Entre em contato

Cadastrado com sucesso!
Tente novamente mais tarde.